Galeria de arte a céu aberto. Na sua cidade deve ter uma!

domingo, 30 de maio de 2010 16:48 Postado por marcelovitor29


Em uma manhã estava passando pela Rua Alencar Tristão na cidade de Juiz de Fora - MG, quando eu e minha namorada Patrícia vimos o cemitério Municipal da cidade. Da rua vimos várias esculturas e mausoléus que mais pareciam capelas, resolvemos entrar e conhecer o cemitério. Logo de entrada um mausoléu em formato de igreja gótica altíssimo preservava a memória de uma tradicional família da cidade. A obra tinha esculturas de anjos, e era do início do século passado, muito bonito.

Mais adiante avistamos mais esculturas, estas um pouco menores do que a do grande mausoléu. Eram túmulos também de outras famílias tradicionais da cidade, todos muito bem acabados com pedras de mármore escuro e com desenhos de anjos e santos católicos.

Mais à frente avistamos um tumulo que nos chamou a atenção pela a escultura que havia sobre ele, era uma figura de Jesus Cristo olhando para o oeste, mais ou menos no ponto do por do sol. A figura do Cristo tinha mais ou menos um metro e quarenta de altura, muito bem trabalhada e com uma riqueza de detalhes que impressionava, ou seja, uma autêntica obra de arte de primeira grandeza,(foto abaixo, não muito boa qualidade, foi tirada com celular)



logo ali no cemitério municipal, um lugar pra muitos, horripilante e inóspito, onde muitas pessoas não gostam nem de passar em frente. Na verdade nunca havia entrado em um cemitério para admirar as obras de arte do lugar, tinha a mesma visão que muitas pessoas têm, de um lugar inóspito, e de tristes recordações.

Tive a curiosidade de entrar no cemitério municipal, por ver aquele imenso mausoléu que sobressaia atrás do enorme muro que cerca o local, e por outro motivo. Um amigo meu, desenhista de primeira categoria, Eduardo Reis, sempre vai ao cemitério, municipal de Ubaporanga (cidade onde mora) para tirar suas inspirações das obras de arte do local. Segundo ele o cemitério é um lugar calado, e há muito mais obra de arte do que em diversas praças, além de tudo o acesso é gratuito. E olha que nem eu e muito menos ele não somos roqueiros, não nos vestimos de preto, e muito menos cultuamos a morte, nada disso estou falado das obras de arte que existem espalhadas nos cemitérios pelo país. Também não cultuamos imagens, mais admiramos a arte em si. E por isto a razão do post, simplesmente para contar um fato que ocorreu comigo e para mostrar que cemitério é um lugar onde podemos visitar tranquilamente, não apenas na triste hora de despedir de uma pessoa em que amamos. Acho que é um lugar onde podemos ir com a cabeça fria sem medo, e receio algum.
Considero cemitério uma galeria de arte a céu aberto e de livre acesso a todos, sem restrição a indumentária, ou classe social.


Uma das obras do meu amigo Eduardo Reis

11 Response to "Galeria de arte a céu aberto. Na sua cidade deve ter uma!"

  1. Macaco Pipi Says:

    DÁ GOSTO ANDAR NUM LUGAR ASSIM :d

  2. Thamyzinha Iwasaki Says:

    é muito bom a ideia de mostra um pouco desse tipo de arte que ainda bem que esta presevada^_^
    adorei o post, adorei ver o quanto podemos achar arte em todos os lugares.

    xau

  3. . Yuri Barichivich Says:

    è uma pena a falta de apreciação dada as obras esculpidas.
    Aqui em vitória temos o mesmo problema.

    Fotografia, ensaios, novidades. Ou seja, um photoblog completo!
    http://patoemfoco.org - Confira!
    :~

  4. O Judeu Ateu Says:

    Sempre paro p/ olhar uma escultura que tem perto de casa, só fico c/ raiva quando vejo essas obraqs de arte pichadas.....uma puta falta de respeito c/ o aoutor e com o que aquilo significa.

  5. Eduardo Silva dos Reis Says:

    :) Valeu pela menção de meu nome rapaz. (e pelo desenho)
    Seu blog anda muito bem. O meu infelizmente minguou,
    mas qualquer dia desse eu volto a escrever.

  6. Anne ." Says:

    arte diferentee!
    mais gosteii!

    blog lindo viu ;]
    http://nuvenscoloriidass.blogspot.com/

  7. Gabri Says:

    Ok, vou bancar A ESTRANHA agora, rs....
    eu vou a cemitérios desde os 4 anos de idade.. e eu AMO esses lugares, principalmente os mini mausoléus, o mármore utilizado nas sepulturas, as árvores, o vento, a enorme quantidade de gatinhos que tem por lá (e eu amo animais, hehe........ enfim.... e também ñ só gótica nem nada assim.

    Bonita obra do seu amigo. Jesus está 'cute', rs.

    Beijo, obrigada pelo selinho!

  8. Tatiane Says:

    Dei um outro selinho pra vc
    vai lá buscar
    ;)

  9. Heledanium Says:

    Já fazem uns trinta anos que eu não vou ao cemitério (tenho 17 anos...ahsuahushas... tá, fazem uns 8...);me lembro de uma estátua de um anjo em tamanho real, no cemitério da minha cidade, feito em marmore negro. Era muito bonita...

    E na verdade, esta "arte" só existe para quem pode (ou podia, melhor dizendo); em tumulo de pobre tem um cricifixo de cobre e um porta retratos redondinho com a foto mais escura e triste do falescido dentro (ambos, os invasores de cemiterio roubam e vendem...é cobre!). No caso das estátuas, pelo menos, o ladrão não tem como carregar...

    PS.: não acha meio estranho isso de ficar passendo pelo cemiterio com a namorada? Já ouviu falar em cinema e lanchonete?ahushaushaus(é brincadeira...rsrs)...
    xD

  10. Angélica Nunes Says:

    Cemitério é algo que não pretendo visitar tão cedo..só daqui uns 100 anos na idade da Decy Gonsalves com o humor escaxado falando palavrão e no enterro toca uma escola de samba. Mas realmente parece que tem mais "arte" dentro de um cemitério do que em qualquer outra parte...

    bom.. eu gostaria de informar que o seu blog ganhou 2 selos!

    http://blogkawai2.blogspot.com/2010/12/selos-selos-que-venham-mais-selos.html

    retribuição atrazada pelo selo que me foi presenteado..XD

  11. Angélica Nunes Says:

    Nossa.. tem um tempo que não aparece ein? esperando postagem nova!

    E o Seu Blog ganhou OUTRO selo..
    ♫HOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO♫

    http://blogkawai2.blogspot.com/2011/02/selos-selos-que-venham-mais-selos-selo.html

    Vá pega-lo se quizer!

Postar um comentário