Em uma manhã estava passando pela Rua Alencar Tristão na cidade de Juiz de Fora - MG, quando eu e minha namorada Patrícia vimos o cemitério Municipal da cidade. Da rua vimos várias esculturas e mausoléus que mais pareciam capelas, resolvemos entrar e conhecer o cemitério. Logo de entrada um mausoléu em formato de igreja gótica altíssimo preservava a memória de uma tradicional família da cidade. A obra tinha esculturas de anjos, e era do início do século passado, muito bonito.
Mais adiante avistamos mais esculturas, estas um pouco menores do que a do grande mausoléu. Eram túmulos também de outras famílias tradicionais da cidade, todos muito bem acabados com pedras de mármore escuro e com desenhos de anjos e santos católicos.
Mais à frente avistamos um tumulo que nos chamou a atenção pela a escultura que havia sobre ele, era uma figura de Jesus Cristo olhando para o oeste, mais ou menos no ponto do por do sol. A figura do Cristo tinha mais ou menos um metro e quarenta de altura, muito bem trabalhada e com uma riqueza de detalhes que impressionava, ou seja, uma autêntica obra de arte de primeira grandeza,(foto abaixo, não muito boa qualidade, foi tirada com celular)
logo ali no cemitério municipal, um lugar pra muitos, horripilante e inóspito, onde muitas pessoas não gostam nem de passar em frente. Na verdade nunca havia entrado em um cemitério para admirar as obras de arte do lugar, tinha a mesma visão que muitas pessoas têm, de um lugar inóspito, e de tristes recordações.
Tive a curiosidade de entrar no cemitério municipal, por ver aquele imenso mausoléu que sobressaia atrás do enorme muro que cerca o local, e por outro motivo. Um amigo meu, desenhista de primeira categoria, Eduardo Reis, sempre vai ao cemitério, municipal de Ubaporanga (cidade onde mora) para tirar suas inspirações das obras de arte do local. Segundo ele o cemitério é um lugar calado, e há muito mais obra de arte do que em diversas praças, além de tudo o acesso é gratuito. E olha que nem eu e muito menos ele não somos roqueiros, não nos vestimos de preto, e muito menos cultuamos a morte, nada disso estou falado das obras de arte que existem espalhadas nos cemitérios pelo país. Também não cultuamos imagens, mais admiramos a arte em si. E por isto a razão do post, simplesmente para contar um fato que ocorreu comigo e para mostrar que cemitério é um lugar onde podemos visitar tranquilamente, não apenas na triste hora de despedir de uma pessoa em que amamos. Acho que é um lugar onde podemos ir com a cabeça fria sem medo, e receio algum.
Considero cemitério uma galeria de arte a céu aberto e de livre acesso a todos, sem restrição a indumentária, ou classe social.
Uma das obras do meu amigo Eduardo Reis
30 de maio de 2010 às 17:15
DÁ GOSTO ANDAR NUM LUGAR ASSIM :d
30 de maio de 2010 às 17:29
é muito bom a ideia de mostra um pouco desse tipo de arte que ainda bem que esta presevada^_^
adorei o post, adorei ver o quanto podemos achar arte em todos os lugares.
xau
30 de maio de 2010 às 17:36
è uma pena a falta de apreciação dada as obras esculpidas.
Aqui em vitória temos o mesmo problema.
Fotografia, ensaios, novidades. Ou seja, um photoblog completo!
http://patoemfoco.org - Confira!
:~
30 de maio de 2010 às 17:51
Sempre paro p/ olhar uma escultura que tem perto de casa, só fico c/ raiva quando vejo essas obraqs de arte pichadas.....uma puta falta de respeito c/ o aoutor e com o que aquilo significa.
30 de maio de 2010 às 18:24
:) Valeu pela menção de meu nome rapaz. (e pelo desenho)
Seu blog anda muito bem. O meu infelizmente minguou,
mas qualquer dia desse eu volto a escrever.
30 de maio de 2010 às 22:34
arte diferentee!
mais gosteii!
blog lindo viu ;]
http://nuvenscoloriidass.blogspot.com/
1 de junho de 2010 às 17:10
Ok, vou bancar A ESTRANHA agora, rs....
eu vou a cemitérios desde os 4 anos de idade.. e eu AMO esses lugares, principalmente os mini mausoléus, o mármore utilizado nas sepulturas, as árvores, o vento, a enorme quantidade de gatinhos que tem por lá (e eu amo animais, hehe........ enfim.... e também ñ só gótica nem nada assim.
Bonita obra do seu amigo. Jesus está 'cute', rs.
Beijo, obrigada pelo selinho!
17 de junho de 2010 às 14:01
Dei um outro selinho pra vc
vai lá buscar
;)
11 de agosto de 2010 às 01:36
Já fazem uns trinta anos que eu não vou ao cemitério (tenho 17 anos...ahsuahushas... tá, fazem uns 8...);me lembro de uma estátua de um anjo em tamanho real, no cemitério da minha cidade, feito em marmore negro. Era muito bonita...
E na verdade, esta "arte" só existe para quem pode (ou podia, melhor dizendo); em tumulo de pobre tem um cricifixo de cobre e um porta retratos redondinho com a foto mais escura e triste do falescido dentro (ambos, os invasores de cemiterio roubam e vendem...é cobre!). No caso das estátuas, pelo menos, o ladrão não tem como carregar...
PS.: não acha meio estranho isso de ficar passendo pelo cemiterio com a namorada? Já ouviu falar em cinema e lanchonete?ahushaushaus(é brincadeira...rsrs)...
xD
11 de dezembro de 2010 às 01:27
Cemitério é algo que não pretendo visitar tão cedo..só daqui uns 100 anos na idade da Decy Gonsalves com o humor escaxado falando palavrão e no enterro toca uma escola de samba. Mas realmente parece que tem mais "arte" dentro de um cemitério do que em qualquer outra parte...
bom.. eu gostaria de informar que o seu blog ganhou 2 selos!
http://blogkawai2.blogspot.com/2010/12/selos-selos-que-venham-mais-selos.html
retribuição atrazada pelo selo que me foi presenteado..XD
3 de fevereiro de 2011 às 15:58
Nossa.. tem um tempo que não aparece ein? esperando postagem nova!
E o Seu Blog ganhou OUTRO selo..
♫HOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO♫
http://blogkawai2.blogspot.com/2011/02/selos-selos-que-venham-mais-selos-selo.html
Vá pega-lo se quizer!